A gestão de uma equipe é, de longe, um dos maiores desafios dos empreendedores. Captar, reter e manter profissionais qualificados e engajados com a empresa é uma tarefa complexa que demanda tempo, conhecimento e boas estratégias de gerenciamento de pessoas.
Antes de tudo, é essencial compreender a importância de possuir uma equipe comprometida e com habilidades necessárias para executar tarefas no seu negócio local.
Um time alinhado ao seu jeito de cuidar da empresa e competente para resolver problemas, pode determinar o futuro do seu estabelecimento.
As pessoas movem o seu negócio.
E é por meio delas que todas as partes da empresa funcionam, se destacam e fazem sucesso. Ou seja, se você tem grandes profissionais ao seu lado, as chances de alcançar bons resultados aumentam.
Agora que você compreendeu que as pessoas fazem, literalmente, o negócio funcionar, é o momento de conhecer estratégias valiosas para manter esses profissionais ao seu lado.
Para auxiliar, reunimos 5 passos essenciais que você precisa seguir para aumentar a eficácia nesse processo:
1 – Compartilhe o que você acredita: O primeiro passo consiste em você repassar aos seus colaboradores aquilo que você acredita ser o certo, ético e ideal para manter o seu negócio funcionando.
É através disso que as pessoas passarão a se identificar com a empresa e querer ainda mais continuar com você, afinal, nem sempre um bom salário e um plano de carreira seguram esses profissionais. Eles buscam também inspiração.
Compartilhar a razão pela qual você montou o seu negócio local com seus colaboradores faz com que todo o mercado ao redor veja na empresa, uma oportunidade de crescimento e êxito profissional.
Pessoas preparadas e motivadas são ainda mais capazes de gerar grandes iniciativas no futuro.
2 – Crie um ambiente saudável: O segundo passo consiste na estrutura da empresa: o ambiente de trabalho.
Proporcionar um espaço agradável (tanto em estrutura quanto em relacionamento) é um diferencial que pode interferir diretamente no desempenho de um profissional. Portanto, fique atento ao ambiente que está criando.
Uma confraternização mensal e cafés para toda a equipe são ações simples que promovem um clima agradável.
3 – Mantenha uma boa reputação: O terceiro passo a ser seguido é manter uma boa reputação no mercado em que você atua e também na região onde se localiza.
Uma empresa reconhecida por ser ética, responsável e preocupada com seus colaboradores e a sociedade em geral, tende a manter profissionais motivados e comprometidos a seguir ao seu lado.
Chegar ao ponto de possuir uma reputação elogiável e bem vista, exige do empreendedor a criação de estratégias internas que resultam numa propaganda espontânea e positiva.
Seja responsável por manter um bom clima na empresa e observe se seus colaboradores estão falando sobre isso.
Engaje e motive-os a falar sobre o negócio e como é satisfatório fazer parte da sua equipe.
4 – Troque experiência e fique atento ao mercado: O quarto passo é dar atenção aos seus vizinhos empreendedores e também aqueles que estão distantes mas fazem parte da sua área de atuação.
O mercado de trabalho está sempre mudando, tecnologias surgem e num curto período de tempo sem se atualizar, você pode ficar para trás.
Troque experiências com outros empreendedores e crie uma relação de amizade com colegas do setor, esse hábito pode ser transformador para a visão que você tem sobre a sua empresa e o mercado em que atua.
5 – Encontre a melhor forma de capacitar: O quinto passo que você precisa dar em direção à estruturação de uma boa equipe, é pensar em maneiras de capacitar esses profissionais.
Não existe uma fórmula perfeita para realizar essa tarefa, já que cada empresa deve testar e encontrar o meio que mais funciona para as necessidades.
Busque parceiros para te auxiliar.
É muito importante que você saiba encontrar em seus colaboradores, além de habilidades técnicas, habilidades sociais como ética, boa índole e busca constante por aprendizado.
Características como essas são básicas em profissionais preparados que geram resultados, e são essas pessoas que devem estar ao seu lado para fortalecer o seu estabelecimento.
Habilidades técnicas podem ser construídas ao longo do tempo, desde que haja um comprometimento sólido em realizar a tarefa, porém, atributos sociais desejáveis são bem importantes para um bom relacionamento na empresa.
Pois bem, agora que você já sabe que:
- Bons profissionais transformam o seu negócio;
- Capacitar pessoas é essencial para dar passos importantes;
- Criar um ambiente de trabalho saudável para todos muda tudo;
- Conhecer e trocar experiências com o mercado local é essencial;
- Você deve compartilhar tudo que acredita sobre o seu negócio;
Preste atenção em algumas medidas simples que irão ajudar você a manter os melhores profissionais ao seu lado:
- Ofereça oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa;
- Seja flexível e ouça a sua equipe;
- Dê feedbacks e converse constantemente;
- Estruture um plano de carreira;
- Saiba reconhecer quando um profissional está indo bem e parabenize-o;
- Capacite seus profissionais sempre que possível;
- Promova momentos de descontração.
Como já citamos, não há uma fórmula mágica para criar uma equipe de sucesso, mas se você seguir todos os passos e realizar as ações indicadas, você estará no caminho certo e o mais importante: não estará sozinho!
Você poderá contar com ótimos profissionais para caminhar ao seu lado.
Conte com a Nummus para auxiliar você nessa jornada! Seja um empreendedor comprometido com a mudança local. Continue acompanhando nossos conteúdos aqui em nosso blog e cresça com a gente.