Você já deve ter percebido que, atualmente, aplicativos de cashback estão em alta. Cada vez mais, essas soluções se encaixam com a necessidade de empresas que buscam se diferenciar no mercado por meio de tecnologia e uma entrega mais satisfatória aos seus clientes.
Por ser uma inovação considerada quase como novidade no mercado, ainda percebemos inúmeras dúvidas sobre o tema. Se você é uma dessas pessoas que gostaria de entender melhor como um aplicativo de cashback funciona, fica por aqui.
Vamos listar 5 perguntas frequentes pra auxiliar você nessa compreensão.
O que é cashback?
Cashback é um termo que vem do inglês e significa ‘’dinheiro de volta’’.
No processo comercial, significa que, ao realizar uma compra em seu estabelecimento, o cliente tem direito a receber uma parte do valor consumido em forma de bônus na próxima compra.
A sua origem se deu lá em 1988, com a empresa norte-americana Ebates, já no lançamento, a marca possuía mais de 40 lojas parceiras oferecendo até 25% de dinheiro de volta em casa compra realizada.
No Brasil, o cashback começou a ser utilizado como estratégia comercial em meados de 2007 e desde então, só cresceu. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2019, o Brasil tem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estão cadastrados em programas de cashback.
Como funciona?
Ao realizar uma compra, se o seu estabelecimento já trabalha com a prática do cashback, o cliente sinaliza que deseja utilizar o benefício. Veja um exemplo de como isso funciona no dia a dia:
Vamos imaginar que você tenha uma loja de artigos esportivos.
Acompanhe o exemplo para entender como isso funciona, de maneira bem simples:
- Imagine que você vende calçados numa pequena loja no centro da cidade;
- Um novo cliente acabou de entrar pela porta buscando por um tênis;
- Você mostra as opções e ele decide levar um produto que custa R$200,00;
- O seu estabelecimento trabalha com a opção de cashback e na compra do tênis, o cliente poderá resgatar, numa próxima oportunidade, 10% do valor do produto adquirido;
- Quando resolver comprar algo disponível em sua loja, ele utilizará o cashback para abater parte do valor.
Quais as vantagens do cashback?
Essa estratégia de fidelização é capaz de entregar inúmeros benefícios ao seu estabelecimento. Dentre eles, se destaca:
- Aproximação de clientes: crie um canal direto com quem realmente importa, a sua clientela;
- Aumento das vendas: com cashback o seu cliente tem mais um motivo para voltar e comprar;
- Fidelização de clientes: melhore a taxa de retenção, fidelize e surpreenda a sua carteira de clientes;
- Efeito Boomerang: todo cashback lançado volta apenas para o seu negócio, o que garante que o cliente retorne para mais compras;
- Criação de novas oportunidades de negócio: a partir das análises oferecidas pelo sistema, você conhece mais sobre o cliente e cria campanhas específicas para ele.
Cashback e desconto são a mesma coisa?
Não. Enquanto o cashback oferece uma vantagem a longo prazo, como as que já citamos por aqui, o desconto é apenas uma forma de entregar um benefício instantâneo ao seu cliente.
Ao oferecer o desconto, além de você não registrar em nenhuma plataforma quais foram as condições, qual cliente, como foi a abordagem e a reação dele, você também:
- Desvaloriza seus produtos e serviços;
- Trabalha com uma margem de lucro pequena;
- Tira energia do seu time;
- Entra em guerra de preços com a concorrência;
- Precisa recuperar capital de giro.
Ao trabalhar com descontos, além de sofrer com essas desvantagens, você corre o risco de apenas perder aquele valor abatido no pagamento, sem a certeza de que o cliente voltará para o seu estabelecimento.
O dinheiro de volta pode ser sacado como dinheiro?
A resposta pra essa questão varia de acordo com com a política de cashback adotada por cada empresa.
Em alguns casos, é possível transferir seu saldo de cashback disponível num aplicativo, por exemplo, pra sua conta bancária, possibilitando o saque do valor acumulado.
Aqui na Nummus, por trabalharmos com uma plataforma de fidelização de clientes com conceito em cashback, todo o saldo disponível na carteira digital do cliente pode ser usado somente no estabelecimento onde o cashback foi gerado. Assim, o estabelecimento fideliza mais um consumidor.
Por ainda ser uma estratégia de negócios em ascensão no Brasil, ainda há muito o que explorar e conhecer. Fique por aqui! Se cadastre e receba semanalmente novos conteúdos sobre cashback.