No passado, avaliar o desempenho do seu negócio era uma tarefa difícil, que exigia um grande trabalho de coleta de dados.
Com a tecnologia sempre avançando e novas ferramentas surgindo, prever o futuro deixou de ser impossível e agora, microempreendedores podem acessar dados e criar um planejamento estratégico com mais assertividade e coerência com a sua realidade.
Toda a área de gestão deve estar comprometida em perceber as mudanças, em todos os setores da empresa. Tudo muda, o tempo inteiro.
Veja 5 motivos para realizar um planejamento:
- Amplia a sua visão sobre o negócio;
- Organiza a empresa a curto, médio e longo prazo;
- Torna a tomada de decisão mais simples e eficiente;
- Aumenta o conhecimento sobre cada área do seu negócio;
- Engaja os colaboradores a trabalharem por um objetivo;
Tudo pode e deve ser analisado.
Mas por onde começar?
Inicialmente, você precisa compreender o que quer dizer ‘’planejamento estratégico’’: essa ação consiste na estruturação de um planejamento levando em consideração a previsão de acontecimentos futuros, realizando planos para cada contexto.
Para realizar o planejamento estratégico com base em prováveis cenários e ser assertivo, a análise de dados se faz necessária. Essa análise consiste no processo de levantamento e verificação de informações sobre o seu negócio.
Essa ação pode ser entendida como a descrição do seu negócio com riqueza de detalhes.
Esses dados fornecem segurança e confiança e, no seu negócio, por exemplo, podem ser analisados a partir de informações do setor comercial, setor de recursos humanos, marketing, etc.
E como você pode realizar um planejamento estratégico baseado em números?
É aqui que o sistema Nummus entra e muda tudo.
Nummus é um sistema de cashback completo que auxilia também na gestão empresarial. Isso quer dizer que, o aplicativo é capaz de integrar dados sobre desempenho de cada vendedor, saída de produtos e demais itens do seu fluxo comercial.
A partir da coleta desses dados, você começa a pensar nos próximos passos. É importante que, com os números fornecidos pelo sistema Nummus, você realize uma análise completa sobre os resultados.
Você pode fazer uma reunião com todos os seus colaboradores e apresentar os dados apresentados pelo aplicativo. Em conjunto, as possibilidades de interpretação aumentam e todos poderão opinar sobre o futuro do negócio.
Clique aqui e conheça a ferramenta.
Com os dados em mãos e toda a interpretação feita, é hora de criar um plano de ação para colocar em prática todas as ideias.
Você também pode realizar o Benchmarking, técnica desenvolvida para avaliar os concorrentes e conhecer o seu mercado. Acesse o conteúdo sobre o tema e descubra como pode ser vantajoso somar o Benchmarking ao seu planejamento.
Passo a passo para fazer um planejamento estratégico assertivo:
Com os dados em mãos e a sua equipe pronta, é hora de começar.
A análise SWOT pode ser o primeiro passo. A matriz consiste no detalhamento das forças e fraquezas internas do seu negócio, e também das ameaças e oportunidades externas.
Como na tabela abaixo:
A partir dela é possível relacionar as categorias e elaborar ações para aprimorar cada ponto negativo e realçar os pontos positivos.
É importante que cada ação seja detalhada e definida sob um prazo para realizar.
Se você e sua equipe elaboraram o plano de ação, é importante que, ao final de cada período, vocês voltem a se reunir e analisar o que passou, o que deu certo, o que pode melhorar e também avaliar o objetivo, caso ele tenha sido concluído ou não.
O planejamento estratégico é uma tarefa importante e cheia de detalhes, por isso, é importante estudar sobre e fazer em conjunto com mais pessoas do seu time.
Comece ainda hoje! Siga os passos que indicamos e coloque em prática.